terça-feira, 30 de julho de 2013

VISITA À ESCOLA RURAL MUNICIPAL ALTO RIO BAILE

      Fomos visitar a escola , interagir com os alunos e apresentar as novas professoras (Marli e Isabel).
      A comunidade escolar (especialmente falando dos pais dos alunos ) são presentes e compromissados. Fomos bem acolhidas e agraciadas pela vó da aluna Íris com um delicioso almoço. Parabéns a todos.
 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO PRÓPRIO PÁTIO DA ESCOLA

 CONTANDO ÀS CRIANÇAS A FÁBULA "A LAGARTA E O SAPO" 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CONAE- CONFERENCIA COM EDUCADORES DA ZONA RURAL 06/06/2013

EDUCADORES RURAIS SE REUNEM PARA DISCUTIR OS EIXOS DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

      A II CONAE (Conferência Nacional de Educação) acontecerá para contribuir com propostas para efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração. Está planejada para o período de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
     Assim, os estados e municípios já prepararam suas contribuições, estudando os eixos propostos, realizando as CONAES estaduais, intermunicipais, municipais e livres antecipadamente. Em Cândido de Abreu aconteceram várias CONAES livres , cujas considerações o municipio levou à CONAE intermunicipal realizada em Ivaiporã.
     Os professores da zona rural, junto à equipe pedagógica do Dpto de Educação e Cultura, realizaram Conferência Livre em 6 de junho de 2013 na Centro Cultural de Cândido de Abreu.





Pedagoga Marta Huçalo
apresentando slides sobre a CONAE






Grupo de professoras discutindo um dos eixos








  Grupo de professores discutindo um dos eixos
 







Professoras apresentando suas conclusões

HOMENAGEM ÀS MÃES PROFESSORAS

PROFESSORAS DA ZONA RURAL HOMENAGEADAS PELO DPTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PELO DIA DAS MÃES
 
Ser mãe de um ou de dez é possível e já não é fácil, mas ser mãe de centenas durante a vida e ao mesmo tempo aceitá-los como filhos é um dom, é a vida de professora que é mãe e educadora ao mesmo tempo.
Deus abençoe nossas heroínas professoras, que põe em ação tantos talentos, incluindo aí o instinto materno, amando e ensinando cada um de seus alunos em suas particularidades .


CELEBRAÇÃO AO LIVRO E AOS AUTORES BRASILEIROS- MARÇO E ABRIL DE 2013


PROJETO "CONTOS E ENCANTOS DA LITERATURA BRASILEIRA- Aprendendo com escritores do Brasil”

Mediadas e apoiadas  pelo Departamento de Educação, as escolas municipais CMEI e APAE e Casa da Criança lembraram o dia do livro desenvolvendo em parceria o projeto “ CONTOS E ENCANTOS DA LITERATURA BRASILEIRA- Aprendendo com escritores do Brasil” :

CONTOS E ENCANTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
Aprendendo com escritores do Brasil
Projeto desenvolvido pelas Escolas Municipais, Casa da Criança e Apae 

Justificativa
     

      BERNARDINELLI e CARVALHO (2011) afirmam que "a Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento   de suma importância na construção do conhecimento do educando,  fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem significativa. O Maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças." 
      Ler traz ao ser humano a luz do conhecimento, embala sonhos e insere o cidadão no mundo letrado. Desenvolve o senso crítico e dá autonomia para decidir sobre o próprio destino.                                          
     No reino das letras brasileiras destacam-se muitos autores que trazem o universo infantil à tona revelando um cotidiano familiar e rico em cultura popular.
     Nesse contexto portanto, as escolas são um campo fértil onde se plantam as sementes de um leitor   competente e se colhem os primeiros frutos de uma futura geração letrada

Objetivos:

- Geral

- Aproximar os alunos do universo literário infantil brasileiro despertando neles o prazer, o encanto pela leitura e a consciência de que o ato de ler dá possibilidades de cidadania plena.

-Específicos

*  Conhecer e valorizar os autores da literatura infantil brasileira;
* Aprimorar a leitura individual e compartilhada;
* Apreciar a leitura com  uma fonte de prazer e conhecimento;
* Desenvolver a autonomia de leitura e interpretação de textos;
* Despertar o gosto pelas artes literárias e cênicas:
* Desenvolver a autoestima
* Despertar nos pais a consciência da importância do envolvimento deles junto às crianças, no processo de aquisição da leitura:
* Aproximar escolas e comunidade

Autores trabalhados:

  •  Monteiro Lobato
  • Maurício de Souza
  • Ziraldo 
  • Vinicius de Moraes
  • Tatiana Belink
  • Ruth Rocha

  Cronograma:

 Meses de Março e Abril de 2013.

 Metodologia:
    -Reuniões serão feitas entre as diretoras e pedagogas das escolas com a equipe pedagógica do Dpto de Educação  e Cultura para planejamentos estratégicos e trocas de idéias;
      - Cada escola trabalhará num esforço conjunto em sua comunidade escolar em prol do projeto, segundo o autor escolhido (leituras, encenações, canções, produções textuais, pinturas, cartazes, envolvimento dos pais, desenhos, gravações de vinhetas nas rádios locais, saraus, etc ;
    - A Apae desenvolverá atividades envolvendo  Monteiro Lobato, voltadas para sua adaptação  da fábula "A Cigarra e a Formiga";
     - O CMEI explorará Vinicius de Moraes, especialmente "A Arca de Noé" e "O Pato Pateta" 
     - A Escola Municipal Cecília Sawczuk desenvolverá seus trabalhos envolvendo Maurício de Souza e Vinicius de Moraes, destacando os personagens da "Turma da Mônica" e a música "Aquarela";
     - A casa da Criança e do Adolescente trabalhará com o livro "O menino que quase morreu afogado no lixo" de Ruth Rocha;
    - A Escola Municipal Dr. David Federmann trabalhará com Ziraldo, voltada para "O Bebê Maluquinho" e "O Bichinho da Maçã" :
     - A Escola Mul. Vereador Elio Marques de O. Vieira explorará Tatiana Belinky, destacando "O Grande Rabanete" e "O caso do Bolinho";
      O trabalho culminará com um dia de apresentações do projeto à comunidade candidoabreuense  na praça Praça Brasil, no Bairro Bela Vista, em 23 de abril, quando também haverá exposição e venda de livros infantis , no mesmo local

Recursos: 
  •  Livros ("O Espantalho", "Os dois Cabritos", "Limerinques", "A Arca de Noé", "O Menino Maluquinho","O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo", "O Grande Rabanete" entre outros;
  • Computador;
  • Internet;
  • datashow;
  • tintas variadas;
  • papéis variados;
  • fantasias,
  •  outros .

- Considerações após aplicação do Projeto:
      Livros são trampolins que nos impulsionam a voar nos sonhos e nos motivam a alçar voos reais para o sucesso! Segundo as escolas, trabalhar autores infantis brasileiros foi muito proveitoso, despertou a curiosidade dos alunos para os livros trabalhados e vontade de ler outros livros desses autores. A união das escolas em torno de um objetivo comum foi marcante, e só veio consolidar a ideia de que todas as escolas são elos de uma mesma corrente em prol a educação. A integração com a comunidade nas apresentações da Praça Brasil foi um sucesso , com o qual as escolas puderam sair de seus muros, mostrando parte do seu  rico trabalho com os alunos. A inclusão foi outro fator muito positivo  com a valorização do talento dos alunos da Apae e da Casa da Criança.
       Parabéns Escola Municipal Cecília Sawczuk, Escola Mul. V. Elio Marques de Oliveira V., Escola Dr David Federmann, Escola Mul. Dr. David Federmann, CMEI, APAE  e Casa da Criança  !!



FOTOS DO DIA DE APRESENTAÇÕES DO PROJETO "CONTOS E ENCANTOS DA LITERATURA BRASILEIRA"

23 de abril de 2013 






Escola Vereador Elio Marques
     "O caso do bolinho"





 Escola Vereador Elio Marques
      "O Grande Rabanete"






   Escola Cecília Sawczuk
Aluno Salomão (com D. Visual) tocando e interpretando "Aquarela"





Escola Cecília Sawczuk
"A Casa de Brinquedo"







 Escola Cecília Sawczuk
"A Turma da Mônica"






Livros artesanais confeccionados por alunos da  Escola Cecília Sawczuk





 Casa da Criança
 "O menino que quase morreu afogado no lixo"





APAE
"A cigarra e a Formiga"




Escola Dr David Federmannn
"O Bichinho da Maçã"



 Escola Dr David Federmannn 
"O Bebê Maluquinho"





CMEI - "Arca de Noé"

 

 

 

CMEI

"O Pato Pateta" 

PASSEATA EM DEFESA DO RIO IVAÍ - ABRIL DE 2013

É PRECISO CONSCIENTIZAÇÃO E ATUAÇÃO

     Em abril de 2013,o Dpto de Educação e Cultura, em parceria com as escolas municipais e APAE desenvolveram atividades interdisciplinares relacionadas à importância histórica, cultural e ecológica do Rio Ivaí para nossa região ( discussões, leituras e interpretações textuais, poesias, apresentações artísticas , produções textuais, vinhetas nas rádios, apresentações, etc).As atividades culminaram com uma passeata na cidadade para chamar atenção em defesa do rio.
    As escolas conscientizam as crianças que elas serão os adultos do futuro... mas cabe aos adultos do "agora" darem o seu exemplo de cidadania preservando não só o Rio Ivaí, como também todos os rios que são seus afluentes e sub-afluentes ! 







                        APAE







ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA SAWCZUK







ESCOLA MUNICIPAL DR DAVID FEDERMANN






ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ELIO MARQUESDE OLIVEIRA VIEIRA









SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO JOSÉ IRINEU,  DIRETORAS DAS ESCOLAS  E VICE-PREFEITO Dr.  
                   SAMUEL

sexta-feira, 5 de julho de 2013

SEMANA DA MULHER

TORNEIO DE FUTSAL FEMININO

Em comemoração ao dia da mulher,  a Secretaria de Esportes, em parceria com o Departamento Municipal de Educação e Cultura,   Secretária de Ação Social e demais secretarias, promoveu, no dia 6 de março,  um torneio envolvendo as mulheres da comunidade( professoras, profissionais das secretárias e de outros setores). O evento foi muito positivo, revelando que as mulheres,  se mostraram determinadas,com muito bom humor, disposição .
Ao final dos jogos houve a entrega da premiação, troféus e medalhas, pelo Prefeito Junior e Vereadores aos vencedores, sendo: Campeã: Promoção Social, Vice Campeã: APAE e Terceira colocada: Dpto de  Educação e Cultura.


TARDE DO BEM ESTAR DA MULHER

Outro evento desta Semana da Mulher aconteceu na tarde do dia 8 de março,  com iniciativa da coordenadora de Cultura, Vanessa Lemes M. Freitas, em cooperação com a Secretaria da Saúde e Secretaria da Promoção Social. Este foi um momento em que  as mulheres da comunidade tiveram direito à manicure, pedicure, cabeleireiro, massagens , limpeza de pele, verificação de pressão arterial e diabetes , orientação de saúde e agendamento de exames. 
Lembrando que houve também a participação voluntária de várias profissionais da comunidade.



quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESTE É O SEU TEMPO

              


ESTE E O SEU TEMPO !

2013... nova época... novo tempo... que tempo será este para você ?
O texto sagrado de Eclesiastes 3  traz uma inspiração:

“Tudo nesse mundo tem seu tempo;
 Cada coisa tem sua ocasião.
Há tempo de nascer e tempo de morrer;
Tempo de plantar e tempo de arrancar;
Tempo de matar e tempo de curar;
Tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo e se alegrar;
Tempo de chorar e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras e tempo de ajunta-las;
Tempo de abraçar e tempo de afastar.”
(...)
Este é o tempo do empenho na luta pelo exercício da educação que conscientiza, que traz cidadania,  muda e que faz triunfar uma nação.
Este é o tempo de olhar para o tempo passado, não para acusar erros, mas para aprender com eles, não para gabar-se dos sucessos, mas com eles evoluir.
Este é um novo tempo, de respeito às diferenças, de solidariedade e parceria... pois lutamos pela mesma causa !
Este é o tempo de acreditar em si mesmo e no potencial dos educandos. É o tempo de compreender que Deus não te colocou à toa frente ao compromisso. Se o próprio Deus tem fé em você, tenha também fé em si mesmo e sobretudo  Nele!
Heráclito diz: “Paremos de indagar o que o futuro nos reserva, e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.”
“Tudo neste mundo tem seu tempo”... e o seu tempo de realizações vitoriosas é agora !
 Um abraço,
                     Equipe do Departamento Municipal de Educação.
Fevereiro de 2013