sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MOSTRA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

No dia 20/11/2013, aconteceu em Cândido de Abreu, na Escola Municipal Cecília Sawczuk, a “Mostra Pedagógica”, dos professores alfabetizadores que participam do curso de formação continuada – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental
A formação tem a duração de dois anos, sendo que em 2013 foi trabalhada a disciplina de língua portuguesa com ênfase nas outras disciplinas. A coordenadora do PACTO em Cândido de Abreu é a pedagoga Eliane Jensen e as orientadoras de turma são: a professora Eva Edimara Weber Lacerda, que trabalhou com uma turma mista de professores de 1º, 2º e 3º anos e a professora Joslaine Apª Koziel Reinaldi com uma turma de professores do campo. Durante o curso os professores aplicaram atividades nas suas turmas. Todo o trabalho recebeu apoio da Secretária Municipal de Educação e Cultura.
         A Mostra foi uma atividade para finalizar os trabalhos deste ano, onde os alfabetizadores puderam expor as atividades, os jogos, confeccionados durante a formação e aplicados em sala de aula, que colaboraram para facilitar o aprendizado das crianças.
O amor, a dedicação, a responsabilidade e o comprometimento de todos na formação foram o diferencial para que todo o trabalho desenvolvido acontecesse com êxito.

Paulo Freire diz: “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Através do Pacto muitas possibilidades foram criadas e muito conhecimento construído de forma mais prazerosa e agradável.
Parabéns à coordenadora Eliane,  as orientadoras Eva e Joslaine e a todos os professores que demonstraram grande aproveitamento e com certeza enriquecerão suas práticas em sala de aula proporcionando benefícios aos alunos.


















quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CÂNDIDO DE ABREU MAIS UMA VEZ PREMIADO NO CONCURSO AGRINHO

     Este é o 18º ano em que acontece o programa Agrinho, que foi criado e é desenvolvido e mantido pelo sistema FAEP/SENAR-Pr. O programa Agrinho tem como meta estimular o desenvolvimento de projetos em diversas áreas e escolas do Paraná. Envolve a cidadania, valores, meio ambiente, ética e uma série de temas que fazem nossos alunos adquirirem conhecimentos e com eles, agirem para melhorar o lugar em que vivem. 
   Estimuladas pelo apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Cândido de Abreu, a grande maioria das Escolas rurais e todas as urbanas, bem como a APAE, participaram do concurso neste ano.

    Desde que começou a participar nosso município sempre tem conquistado prêmios e este ano não foi diferente sendo que a maioria de nossas escolas, se envolveram no programa e merecem todo o reconhecimento. Porém desta vez foi o aluno  Eduardo Abdala Derbli,  com sua Professora Kelin Schimidt que, honradamente representaram o nosso município, conquistando o 4º Lugar Estadual na modalidade redação-2º ano. Eles pertencem a Escola Miguel Worubi de Tereza Cristina. O Tema abordado nas aulas e pelo aluno foi “A Preservação do Rio Ivai”. O concurso aconteceu no dia 28 de Outubro na Capital do Estado e além da Professora Kelin, Eduardo foi acompanhado pelos seus Pais e pela Pedagoga Professora Marta Brunke. Parabéns Eduardo e Professora Kelin, vocês abraçaram a ideia, se envolveram, se dedicaram e colheram o belo fruto do trabalho






ABAIXO O TEXTO DE EDUARDO

MATERIAIS DIDÁTICOS ADQUIRIDOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR

      Num esforço da coordenadora de Educação Especial, Marlene da Cruz Lima Hurko, a Secretaria de Educação e Cultura adquiriu alguns materiais pedagógicos ( jogos, material auditivo e   visual, braille, materiais de coordenação motora e outros) para ajudar no aprendizado dos alunos que tem  necessidades especiais.
    Esses materiais foram entregues às escolas que atendem à essa demanda (sala de recursos, sala multifuncional, salas de DA, DV e DI.

1º FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE CÂNDIDO DE ABREU

     Aconteceu nos dias 19 e 20 de Outubro de 2013, no ginásio de esportes Clemente Adamowicz em nossa cidade, o I Festival de Bandas e Fanfarras de Cândido de Abreu do qual participaram 14 bandas do Estado do Paraná. Um grande evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Promoção Social, com grande esforço de liderança da coordenadora de Cultura Vanessa e da 1ª dama Luciana e apoio da prefeitura e vários setores da sociedade candidoabreuense.
     No Sábado aconteceu a cerimônia de abertura e uma emocionante homenagem aos pioneiros que lutaram pela cultura e particularmente pela criação de uma banda em nossa cidade. As Bandas de Ivaiporã e Prudentópolis abrilhantaram a abertura co suas apresentações.
   No Domingo,  aconteceram as apresentações das Bandas e Fanfarras. A primeira a se apresentar foi a FAMUSJI de São Jorge do Ivai, depois vieram Banda Musical de Cambará, Fanfarra Estudantil Colegio Mater Consolatrix de Ivaiporã e Famul de Luziana. A tarde aconteceu a apresentação das seguintes Bandas: Banda de Percussão de Ivaiporã, Fanfarra Barão de Capanema de Prudentópolis, Banda de Percurssão de Rondon, Corporação Musical Sem Fronteiras de Ivaiporã, Fanfarra Tonia Joana Hams de Carambei, Fanfarra de Cidade Gaucha, Fanfarra Municipal de Campo Mourão, Banda Marcial do Colégio Sagrado Coração de Ponta Grossa e Banda Municipal de Rondon. 
      O troféu entregue às bandas foi confeccionado pelo artista Edson Mastelini.
     A ultima Banda a se apresentar foi a Banda Municipal de Cândido de Abreu. O povo recebeu os componentes de pé e viu uma apresentação de tirar o folego dos presentes, todos os membros bem vestidos, corpo coreográfico, mor e balizas todas belas. Foi uma apresentação que há muito tempo não se via, todos se emocionaram. “Não há nada como o sonho para criar o futuro e o sonho por tanto tempo adormecido, voltou a despertar nesta nova geração”. A Banda Municipal de Cândido de Abreu é uma realidade, e alegra os olhos, os ouvidos e o coração dos amantes da cultura Candidoabreuense. 













HOMENAGEM AOS PROFESSORES

     NO DIA 8 DE OUTUBRO DE 2013,  A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, COM O APOIO DA 1ª DAMA LUCIANE MURARO, REALIZOU UM MOMENTO DE RECONHECIMENTO E HOMENAGEM AO DEDICADO TRABALHO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS RURAIS E DA CASA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE.
     O EVENTO CONTOU COM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DA ALUNA LILLIAN  KINDZIERA, EDSON MASTELINI E SUA FILHA  ANA PAULA E LEANDRO COELHO COM POESIAS E CANÇÕES NUMA EMOCIONANTE HOMENAGEM AOS PROFESSORES. 
   O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO JOSÉ IRINEU WEIBER E O PRFEITO  JOSÉ MARIA REIS JUNIOR E O VICE-PREFEITO Dr. SAMUEL  TAMBÉM DISCURSARAM HOMENAGEANDO OS EDUCADORES.
    O EVENTO CULMINOU COM UM COQUETEL E PRESENTES AOS PROFESSORES.