sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA ADQUIRE LIVROS INFANTIS DESTINADOS EXCLUSIVAMENTE ÀS ESCOLAS QUE ATENDEM EDUCAÇÃO INFANTIL.



                A Educação Infantil é uma  etapa da Educação Básica que  vai muito mais além do cuidar, é preciso EDUCAR. Porém o EDUCAR deve ser encarado sob o prisma do lúdico, levando em consideração a fase de desenvolvimento da criança e suas necessidades. O brinquedo, o incentivo ao imaginário e das sensações através das brincadeiras, do movimento, das experiências e da Literatura são essenciais ao processo educativo.
                Nos últimos tempos é crescente o número de matrículas na  Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Castelo da Alegria (CMEI), na escola Municipal Cecília Sawczuck e neste ano de 2014 na escola Dr David Federmann que abriu espaço também para esta etapa de ensino.
                 Assim ,  a  Secretária da Educação e Cultura investiu em mais de 300 livros de Literatura exclusivamente destinados à Educação Infantil destas 3 escolas. Livros estes adaptados ao Berçário, Maternal e Pré-escolar.

                Ações como estas, demonstram o empenho  desta administração em lutar por uma educação de melhor qualidade.
  
ESCOLA DR. DAVID FEDERMANN

ESCOLA CECÍLIA SAWCZUK


                                                                                        CMEI - MATERNAL



 CMEI - BERÇÁRIO



CMEI - PRÉ I

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Capacitação de professores - 03, 04 e 05 de fevereiro de 2014

      Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2014 a equipe de professores municipais de Cândido de Abreu passou por uma Capacitação na qual pode aproveitar o conteúdo de três proveitosas palestras, que contribuíram para seu crescimento e prática em sala de aula.
       No dia 03 o Prefeito José Maria Reis Junior e o Secretário da Educação e Cultura José Irineu Weiber deram as boas vindas  e então a professora Marcia Nascimento Lenartovicz Pittner - Graduada em Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas,  ministrou o tema   "Produção de texto, Leitura e interpretação"                     
                              

             No dia 04 de fevereiro a palestra foi com Pedagogo, Sexólogo e Educador Sexual Ricardo Desidério, com o tema  "Quando a conversa sobre sexo chega à escola?"





















     No dia 05 de fevereiro a nutricionista Geise Daiane da Silva Uchoas falou sobre "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos", sendo que neste dia participaram apenas professores que atuam na zona rural e também merendeiras que trabalham em algumas dessas escolas  . Os professores da zona urbana tiveram palestras em suas próprias escolas com seus diretores e pedagogos.


VOTOS DE UMA NOVA JORNADA

VOTOS  DE  UMA  NOVA  JORNADA

         Nova jornada, novo começo... e de todos os começos este será marcante... talvez pequeno, mas crescerá , cheio de atitude ! Entendi que “é graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada. Mas a graça das graças é não desistir nunca.” (Helder  Câmara)
         Impedirei que o conformismo me deixe encarcerado nas queixas. Não brigarei com meus problemas, porém haverei de desafiá-los com ousadia.  A precariedade, o sistema ou a falta de reconhecimento não serão desculpas para  negligência.
         Aprenderei mais com os fracassos. Deus me deu talento e cabe somente ao meu trabalho usá-lo para êxitos. A sorte não vem ao acaso, ela acontece para quem se prepara, investe tempo e criatividade. Sei que minha pior tragédia é sufocar o entusiasmo e morrer dentro de mim, mesmo estando vivo.
         Não me deterei na adversidade, mas a usarei como trampolim para edificantes realizações.  Deus me capacitará e atestará a sinceridade da minha dedicação e do meu coração de professor.
         Trabalharei com mente aberta, tendo humildade de aprender com os colegas  e repartir o que sei. Doar-me-ei aos meus alunos, ciente de que faço a diferença em suas vidas, para o bem ou para o mal.






         Espalharei conhecimentos, ética, cidadania e esperança... e, na conclusão da jornada, minha consciência , assim, me servirá de macio travesseiro.
                                            A Secretaria Municipal de Educação lhe deseja um
                                  abençoado,   criativo e vitorioso ano letivo de 2014 !